IAPRENDI - Empreendedorismo Feminino

Como fazer boas escolhas financeiras?

Olá iaprendizes,

Numa certa ocasião um jovem aprendiz questionava seu mestre:

– Mestre, como faço para me tornar sábio?

– Boas escolhas, meu filho.

– Mas como faço boas escolhas?

– Com experiência, meu filho.

– E como faço para ter experiência, mestre?

– Más escolhas…

E assim o sábio mestre nos dá uma lição de vida das mais básicas, que é preciso praticar, muitas vezes errar e então, aprender.

Uso essa história para ilustrar nossa conversa de hoje: Fazer escolhas.

Saiba que tudo em nossas vidas acontece a partir de uma escolha, com as finanças não é diferente. Aliás, se pesquisarmos “finanças” num dicionário ou algo assim, descobriremos que finanças nada mais é do que a ciência de fazer gestão do dinheiro. E para gerir algo você precisa querer e escolher isso.

Então, quais suas escolhas financeiras hoje? E o que você gostaria que mudasse?

Imagino que assim como eu, você escolha gastar seu dinheiro com o que mais contribui para a sua felicidade. Se isso não estiver claro, não tem problema, vamos exemplificar.

Assim como um sorvete naquele dia quente pode trazer felicidade, acessar uma reserva de emergência diante de um imprevisto financeiro também traz felicidade. Acredite no que você já experimentou, não em mim. Mas eu já experimentei isso, e é algo que não tem preço, só traz tranquilidade e poder de escolha.

Porém, para chegar nesse ponto, de ter reservas e fazer escolhas financeiras inteligentes é preciso primeiro conhecer onde você está empregando seu dinheiro, onde você tem buscado felicidade? E antes de fazer cortes de gastos, liste por ordem de importância seus hábitos de consumo mensal. O que tem mais ‘valor’ para você do que preço? Eu digo que não é preciso privar-se do que que identificamos que nos satisfaz, mas há muitas ações diárias e mensais que praticamos, usando nosso dinheiro, que faz pouco sentido no final das contas.

Talvez seja preciso escolher um estilo de vida cabível no seu bolso e conquistar, finalmente, essa tranquilidade financeira.

É preciso adequar as necessidades da família como um todo. E o pensamento é simples: quanto menos apertos financeiros tivermos no dia a dia, menos acessaremos nossas reservas, que afinal serão construídas para garantir a mesma renda no futuro. E quanto mais consciência financeira tivermos, na hora de fazer escolhas, mais saudáveis estaremos financeiramente e com mais segurança para garantir todas as necessidades, nossas e das pessoas que amamos. Essa é a fórmula para tranquilidade financeira nas famílias. Por isso lhe desejo boas escolhas!

“Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências. ”

Pablo Neruda

0 responses on "Como fazer boas escolhas financeiras?"

    Leave a Message

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Todos os direitos são reservados ao iaprendi®.

    Pin It on Pinterest

    Share This
    X
    UA-70901200-1