IAPRENDI - Empreendedorismo Feminino

Outubro Rosa

Olá iAprendizes! A coluna de hoje é sobre um tema muito especial: a saúde hormonal feminina!

Decidi fazer uma pequena pausa nas dicas de saúde para empreendedoras para abordar esse tema tão importante…

A história do “Outubro Rosa” começou na década de 90 nos EUA e ganhou o mundo, como um grande alerta para a prevenção e detecção precoce do câncer de mama (o que aumenta bastante a chance de cura)…. Essa campanha fez tanto sucesso que acabou se tornando um verdadeiro chamado para que as mulheres se atentem para seu autocuidado… pois nós mulheres temos uma tendência a cuidar de tudo e de todos e acabar deixando de lado a nossa própria saúde, não é mesmo?

Além disso, nos últimos anos não é apenas o câncer de mama que preocupa os médicos que cuidam da saúde da mulher… temos observado um aumento da mortalidade por doenças cardiovasculares, sem contar o aumento global das chamadas “doenças do mundo moderno”: estresse, insônia, obesidade, outros cânceres além do câncer de mama e outras doenças também relacionadas à inflamação (como diabetes, Alzheimer e demências da terceira idade).

Esse estilo de vida moderno, diretamente ligado ao estresse e inflamação, não tem apenas consequências de longo prazo: a curto prazo pioram a qualidade de vida e interferem diretamente na saúde hormonal feminina. A verdade é que nosso corpo é um sistema único onde tudo está correlacionado: o que comemos, como dormimos, o que sentimos, o quanto nos movimentamos, o que pensamos e até mesmo o que respiramos e como respiramos… por exemplo, o estresse excessivo ou certos tipos de alimentação podem sim afetar o nosso ciclo hormonal (sem falar nos outros impactos sobre a saúde) … tudo é uma grande unidade e nós mulheres devemos estar atentas aos pequenos sinais que o corpo nos dá…

Por isso, aproveitem o mês de outubro para olhar um pouco para a saúde global…perceba os sinais do seu corpo, marque aquela consulta que está atrasada, entre na academia, comece aquela dieta, enfim, pare, RESPIRE e cuide-se! Não só em outubro, mas durante todo o ano!

Pois merecemos esse carinho com nós mesmas! Saúde integral, vida plena!

Um forte abraço a todas e até a próxima coluna!

0 responses on "Outubro Rosa"

    Leave a Message

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Todos os direitos são reservados ao iaprendi®.

    Pin It on Pinterest

    Share This
    X
    UA-70901200-1